A Autoridade de Mercados de Capitais do Kuwait (CMA, na sigla em inglês) assinou neste domingo um acordo com o banco HSBC para a privatização da Bolsa do Kuwait e o estabelecimento de uma nova companhia para administrá-la. Uma lei aprovada dois anos atrás exigiu que fosse feita a oferta pública inicial de ações (IPO) de 50% da Kuwait Stock Exchange Company e o restante deveria ser vendido a companhias listadas em bolsa.
Por meio do acordo de seis meses, o HSBC vai dar início ao processo de privatização, de acordo com o representante da bolsa Abdullah al-Gabandi. "Estamos confiantes em que a privatização da bolsa será um grande benefício para a economia do Kuwait, os investidores e as companhias listadas", disse.
Em 2010, o parlamento do Kuwait aprovou a legislação que definiu a CMA como reguladora independente para o mercado de ações do Kuwait, com o objetivo de aumentar a transparência da terceira maior bolsa do mundo árabe em capitalização. O mercado do Kuwait tem capitalização de cerca de US$ 100 bilhões e lista 215 companhias locais e estrangeiras.