O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, negou que o país e a França pretendam pedir um afrouxamento das regras de capital da Basileia 3 para os bancos. Relatos da imprensa sugerem que os dois países planejam pedir regras de capital mais frouxas para os bancos globais a fim de evitar que o empréstimo para economia real seja sufocado, colocando as nações em desacordo com a abordagem mais rigorosa do Reino Unido para os bancos.
"Não, está errado. O que estamos fazendo é tentando implementar a Basileia 3", afirmou Schaeuble em uma conversa com jornalistas conjunta com François Baroin, o seu homólogo francês. "As regras de Basileia 3 devem ser adotadas". A Autoridade Bancária Europeia recomenda que os bancos impulsionem seus colchões de capital como parte de um plano maior para acabar com a crise da dívida da zona do euro. Os líderes da zona do euro pediram aos bancos baseados em seus países para elevar seu nível de capital Tier 1 para 9% até o fim de junho.
Os ministros das Finanças das duas maiores economias da zona do euro reiteraram seu apoio à Grécia, mas acrescentaram que o país altamente endividado deverá cortar rapidamente seu déficit e aprovar reformas estruturais para impulsionar o crescimento econômico. Ambos os ministros disseram que eram favoráveis a uma mudança na decisão sobre o imposto sobre transações financeiras, uma questão que está sendo classificada na Europa como a principal prioridade do presidente da França, Nicolas Sarkozy.