O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta terça-feira, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a 2011. Considerando a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, Minas Gerais apresentou saldo positivo de 206.402 empregos celetistas – ou seja, trabalhadores registrados com a Carteira de Trabalho. O resultado coloca o Estado com o segundo melhor desempenho da região Sudeste e do país, sendo São Paulo o estado com a maior geração em ambos os casos, com 551.771 postos.
Durante o ano de 2011, os setores que apresentaram melhor desempenho em Minas foram os de serviços (+103.923), comércio (+47.170), indústria de transformação (+26.015) e a construção civil (+13.965).
A Região Metropolitana de Belo Horizonte registrou acréscimo de 88.217 empregos formais no ano de 2011 no comparativo com o ano anterior. Em relação aos municípios mineiros que apresentaram melhor saldo, o destaque ficou para a cidade de Governador Valadares, na região Leste, em primeiro lugar, seguida por Ouro Branco, Ituiutaba, Matozinhos e Ouro Preto.
Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, os dados apresentados apontam que Minas está no caminho certo. “Trabalhamos muito durante o ano de 2011 na ampliação da rede de atendimento ao trabalhador, formada pelas 128 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), para oferecer ao cidadão mineiro as melhores oportunidades de trabalho. A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego tem se empenhado para cumprir a missão dada pelo governador Antonio Anastasia, que quer oferecer, cada vez mais, empregos de qualidade para toda a população”, explicou o secretário.