O consumidor iniciou 2012 com humor negativo. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que caiu 3% em janeiro após avançar 0,5% em dezembro. Foi a pior queda desde setembro do ano passado (-3,4%). Calculado até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), o ICC desacelerou de 119,6 pontos em dezembro para 116 pontos em janeiro, o menor nível desde outubro de 2011 (115,2 pontos).
A perda de interesse em compras de bens duráveis, como automóveis e geladeiras, derrubou o ICC, segundo a FGV. A parcela de consumidores que pretendem aumentar suas compras de duráveis nos próximos seis meses caiu de 19,5% para 15,9% de dezembro do ano passado para janeiro deste ano. Já o porcentual dos que pretendem comprar menos este tipo de produto subiu de 31 3% para 37,8%, no período.
As respostas relacionadas à economia no momento atual também apresentaram sinais negativos. A fatia de consumidores pesquisados que avaliam a situação econômica local como boa caiu de 27,1% para 24,4% de dezembro para janeiro. Já a parcela dos que a julgam ruim aumentou de 17% para 18,4%, no mesmo período.