(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hackers voltam a atacar e derrubam site do Banco do Brasil

Grupo Anonymous comemora ataque via twitter e planejam novas ações esta semana. Nesta quinta-feira os alvos seriam a Caixa e o Santander


postado em 01/02/2012 10:11 / atualizado em 02/02/2012 08:29

(foto: Reprodução Twitter)
(foto: Reprodução Twitter)

Mais um site de bancos brasileiros voltou a ser alvo de ataque de hackers. Por volta das 10h15 desta quarta-feira, a página na internet do Banco do Brasil foi retirada do ar e permaneceu instável por cerca de duas horas. Novamente, a ação foi assumida na página do Twitter do grupo Anonymous no Brasil – o mesmo que, mundo afora, já pôs abaixo páginas de sites como o FBI e os estúdios Universal e MGM, este ano: "Atenção Majuros: Alvo Atingido! O @BancodoBrasil está à deriva! Tango Down!".

O Banco do Brasil informou por meio de nota que a página da instituição na internet "registrou picos no volume de acessos" na manhã desta quarta-feira, "fato que causou lentidão no sistema em algumas regiões do país". Sem mencionar o ataque promovido por hackers, a nota distribuída à imprensa diz que o site "permaneceu disponível durante todo o período". Há relatos, porém, de lentidão na abertura da página ou mesmo a impossibilidade de acesso ao site do banco federal.

Além de negar que a página tenha saído do ar, o banco afirma que o fato ocorrido nesta manhã "não compromete, de forma alguma, a segurança dos dados de seus clientes". "O Banco do Brasil também rechaça qualquer especulação sobre ameaça à segurança dos servidores e sistemas operacionais", completa a nota.

Os brasileiros do Anonymous esperam chamar atenção, na semana em que os salários de milhares de pessoas caem nas contas. Ontem, o mesmo grupo assumiu o ataque ao Banco Bradesco. A pagina do banco na internet ficou fora do ar por cerca de duas horas entre as 10h e as 12h. O Banco Itaú também foi alvo do grupo de hackers na segunda-feira, ficando inoperante por alguns minutos.

A estratégia para a invasão é conhecida como "negação de serviço". Nele, são organizados milhares de acessos simultâneos de diversos computadores espalhados pelo mundo - alguns acessos, inclusive, falsos - para um único servidor. Com a demanda muito acima do normal, a página da empresa fica indisponível ou lenta. Para as vítimas, esse tipo de ataque é difícil de contornar porque, para evitá-lo, seria necessário tirar a página do ar ou reforçar demasiadamente a capacidade de acesso por pouco tempo.

A meta dos hackers é invadir um site de banco por dia nesta semana. Na quinta-feira é a Caixa e na sexta o Santander, de acordo com as redes sociais. Em conversa com a imprensa, o presidente do Santander, Marcial Portela, disse, ontem, que o banco vem monitorando e reforçando seu site desde a semana passada, por conta das ameaças de ataques. O grupo diz que os ataques da chamada "OpWeeksPayment" - algo como "operação semana de pagamento de salários - tem como objetivo alertar a população brasileira sobre a injustiça e a corrupção no país.

Com eles agem

Em um dos vídeos postados na internet, o Anonymous afirma que é composto por sete integrantes com idade entre 20 e 30 anos e que parte deles são profissionais do setor de tecnologia. Os integrantes afirmam ainda que não contam com nenhum apoio financeiro: "Não queremos e nem precisamos". Ainda em um dos vídeos, os hackers ressaltam que o objetivo dos ataques é 'chamar a atenção da população e lutar contra a corrupção e desigualdade' e que não possuem objetivo 'roubar informações ou explorar outras falhas de segurança dos sites'.



Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 80% das transações bancárias no Brasil se dão por canais eletrônicos, com enfoque na internet – o que corresponde a 45 bilhões de movimentações por ano. Por meio de nota, a Febraban também informou que os bancos têm “mecanismos e contingências capazes de inibir eventuais ataques como os que supostamente seriam tentados contra os bancos”.(Com Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)