Portaria do Ministério do Turismo instituindo o Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. O programa, também chamado Voo Direto, visa a ampliar as rotas aéreas no país.
A medida faz parte da iniciativa do governo de intensificar, no exterior, a promoção do Brasil como destino turístico e facilitar as viagens de estrangeiros ao país para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O Instituto Brasileiro de Turismo, atual denominação da Embratur, autarquia do Ministério do Turismo, vai disponibilizar R$ 8 milhões para o financiamento de propostas de planos promocionais a serem apresentados pelos estados.
As propostas devem contribuir para otimizar a capacidade operacional dos aeroportos internacionais do país e desenvolver conexões com novos mercados ainda não alcançados pela malha comercial regular. O edital relativo à execução do programa será divulgado no próximo dia 10.
O governo espera, com isso, ampliar os pontos de chegada de visitantes ao país e incrementar o turismo regional nos diversos estados. A iniciativa faz parte da meta de incrementação do turismo, que visa a atingir 10 milhões de turistas em 2020.