Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 268.270 unidades em janeiro, alta de 9,56% ante igual intervalo de 2011, segundo informou hoje a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a dezembro de 2011 houve um recuo de 23,00%%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves, foram vendidos em janeiro 252.697 unidades, montante que representa um crescimento de 9,81% em relação a janeiro do ano passado e uma queda de 23,24% na comparação com dezembro. Os números haviam sido antecipados por meio de informações obtidas com uma fonte do setor.
Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui também motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 424.746 unidades em janeiro, um acréscimo de 8,85% ante o mesmo período do ano passado. Em relação a dezembro, houve queda de 23,97%. Foram vendidas 142.222 motocicletas no mês passado, elevação de 6,91% ante janeiro de 2011 e queda de 26,50% na comparação com dezembro.
O comércio de implementos rodoviários somou 3.574 unidades no período, que equivalem a uma expansão de 0,79% ante janeiro de 2011 e queda de 28,96% ante dezembro. As vendas de máquinas agrícolas somaram 3.941 unidades no mês passado, volume 27,13% superior a janeiro de 2011 e 12,34% maior do que em dezembro.
General Motors
A General Motors liderou as vendas de automóveis e comerciais leves em janeiro, com 23,62% do total. A Fiat aparece na segunda posição, com 21,61%, seguida pela Volkswagen, com 21,48%. A Ford com 8,68% das vendas, e a Renault, com 6,94%, aparecem na sequência.