Os dados positivos sobre emprego nos Estados Unidos revelados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira são um claro indício de reativação da economia americana, afirmou a Casa Branca após a divulgação das cifras.
"Os dados sobre emprego demonstram que a economia está se recuperando da pior recessão registrada desde a grande depressão dos anos 30", disse o principal economista da equipe do presidente Barack Obama, Alan Krueger, em um comunicado.
Segundo Krueger, o número de empregos tem crescido nos últimos 23 meses, mesmo com todos os problemas pelos quais têm passado a economia americana e mundial. Ao todo, foram criados 3,7 milhões de novos empregos neste período.
Contudo, de acordo com Krueger, ainda há muito a ser feito para que sejam criados empregos para os 12,8 milhões de desempregados no país.
"Os dados do mês são positivos, mas não podemos nos ater apenas a eles", disse.
O economista ressaltou a necessidade de continuar as políticas econômicas de combate à recessão.
"O mais importante é estender o corte de impostos de folha de pagamentos e continuar a proporcionar o auxílio-desemprego de emergência até o final deste ano", disse Krueger em referência ao projeto de Obama que continua esperando aprovação no Congresso.