O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse neste sábado que o país está bem próximo a um acordo com os credores internacionais para um segundo pacote de socorro financeiro, mas ressaltou que divergências importantes ainda permanecem.
Os líderes da Grécia e da Europa, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), concordaram num plano de recapitalização para os credores locais e num cronograma de privatização, o ministro informou. Mas permanecem as diferenças sobre maneiras de reduzir os custos da mão de obra como forma de melhorar a competitividade e também sobre medidas necessárias para ajudar o país a cumprir as metas fiscais de 2012.
A Grécia está mantendo negociações paralelas com líderes europeus e também com o FMI para um novo pacote de ajuda financeira no valor de 130 bilhões de euros. Ao mesmo tempo, o governo grego está negociando um plano de redução da sua dívida no valor de 100 bilhões de euros com os credores privados.
As declarações de Venizelos antecedem o encontro de amanhã que foi pedido pelo primeiro-ministro grego Lucas Papademos com os líderes dos três partidos políticos que formam a coalizão de seu governo como forma de ganhar apoio para as medidas impolulares que precisam ser adotadas. As informações são da Dow Jones.