O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, justificou que a queda da produção de automóveis em janeiro comparativamente ao mesmo mês de 2011, de 11,4%, está relacionada ao ajuste de estoques do setor. De acordo com Belini, em janeiro do ano passado, os estoques estavam mais baixos e, por consequência, as férias coletivas concedidas pelas montadoras também foram menores do que as deste ano.
O estoque global, que inclui indústria e concessionárias, aumentou para 36 dias em janeiro deste ano, com 319,9 mil unidades. Em janeiro do ano passado, o estoque global era de 33 dias, com 269,8 mil unidades. O estoque também aumentou em relação ao mês de dezembro. Na indústria, o estoque, que era de oito dias em dezembro, subiu para nove dias em janeiro. Nas concessionárias, o estoque aumentou para 27 dias em janeiro, ante 22 em dezembro.
O estoque global, que era de 30 dias em dezembro, com 347,7 mil unidades, aumentou para 36 dias, com 319.9 unidades. Mas, de acordo com ele, o nível de estoques está "normal" e não preocupa. "Nossos estoques estão preparados para as vendas de fevereiro, que tradicionalmente crescem comparativamente a janeiro", afirmou Belini.
Vendas
Vendas e produção também em janeiro recuaram devido a fatores sazonais. Segundo Belini, no mês passado, vendas e produção foram menores uma vez que, em dezembro, registraram um crescimento considerável. Em dezembro do ano passado, foram comercializados 348,4 mil veículos, o que representou o melhor mês do ano em termos de vendas. Os licenciamentos caíram 23%, para 268,3 mil em janeiro. A produção, por sua vez, caiu 19,2% no mesmo período, de 262 mil veículos produzidos para 211,8 mil. "É natural que haja um pico em dezembro e, consequentemente, uma queda em janeiro. É um mês normalmente fraco", disse.