O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, estuda a possibilidade de convocar na quinta-feira à noite uma reunião dos ministros de Finanças da zona do euro para examinar o plano de resgate da Grécia. "Esta noite (de quarta-feira) decidirei se teremos ou não uma reunião do Eurogrupo amanhã à noite", disse Juncker nesta quarta-feira durante uma coletiva de imprensa em Luxemburgo.
A decisão dependerá do avanço das negociações em curso em Atenas sobre um plano de redução da dívida grega que possuem os bancos (num montante de 100 bilhões de euros) e um novo programa de empréstimos europeus de ao menos 130 bilhões de euros, em troca de um plano de austeridade e de reformas no país.
"As discussões em Atenas continuam, mas constato avanços, especialmente no que diz respeito ao setor privado", dijo Juncker. Sobre o segundo programa de créditos, por parte dos credores públicos, "as discussões se mantêm, disse ele. "Espero obter entre hoje e amanhã pela manhã uma imagem definitiva da situação", disse.
Segundo informações da imprensa local, as medidas exigidas pelos credores públicos inclui um corte de 20% do salário mínimo (que passaria a cerca de 500 euros mensais para os 325.000 assalariados afetados), reduções de 15% das aposentadorias e a eliminação de 15.000 empregos na função pública.