O Comércio de Belo Horizonte não vai funcionar durante o carnaval. As lojas fecham na segunda e terça-feira e reabrem na quarta-feira de cinzas após às 12h, de acordo com Lei Municipal. A decisão é resultado da Convenção de Trabalho assinada entre o Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte e o SEC (Sindicato dos Empregados no Comércio). Já as lojas estabelecidas em shopping Centers deverão seguir as orientações de suas administrações, desde que estas orientações não contrariem o que está previsto em lei. No entanto, a maioria dos centros de compra da capital já adiantou que as lojas vão ficar fechadas na segunda e terça-feira.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na segunda, dia 20, e na terça-feira dia 21 de Carnaval. Na quarta-feira, dia 22, os bancos abrirão apenas após o meio-dia.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte, o que, neste caso, seria a quarta-feira, dia 22, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).