O Diário Oficial da União publica hoje (13) a nomeação de Francisco de Assis Leme Franco para o cargo de presidente da Casa da Moeda. O decreto também exonera Franco do cargo de diretor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento.
Responsável pela indicação, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, preferiu escolher um servidor de carreira para ocupar o posto. Além de ter sido subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, em 2003 e 2004, quando Mantega era ministro do Planejamento, Franco exerceu a função de secretário executivo adjunto na Fazenda de 2007 a 2010. No ano passado, tinha retornado ao Planejamento.
Reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada em 30 de janeiro, mostrou que Denucci é suspeito de ter transferido US$ 25 milhões para duas empresas no exterior registradas em nome dele e da filha. De acordo com a publicação, o dinheiro viria de fornecedores que prestam serviços à empresa, vinculada ao Ministério da Fazenda, que, além de produzir moedas e cédulas, confecciona documentos oficiais e presta serviços a outros países.