(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,6%


postado em 14/02/2012 08:41

A Bolsa de Tóquio fechou no mais alto nível em quase seis meses, após o Banco do Japão (BOJ) anunciar a expansão do seu programa de compra de ativos de 10 trilhões de ienes para 30 trilhões de ienes, com 10 trilhões de ienes adicionais integralmente alocados em compras de títulos do governo nipônico. Isso alimentou um aumento dos negócios no setor imobiliário e nas ações de transporte marítimo, como Mitsui Fudosan e Kawasaki Kisen. O Nikkei ganhou 52,89 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 9.052,07 pontos, após alta de também 0,6% no pregão de segunda-feira. Foi o maior fechamento desde 1º de setembro.

O volume de negociações foi forte e atingiu 2,18 bilhões de ações. Os principais índices receberam um impulso, após o anúncio feito à tarde pelo banco central japonês. O Nikkei estava em território negativo, com leve baixa, até o pronunciamento do BOJ. A queda do iene em relação ao dólar e o euro também incentivou os investidores a se aventurar no mercado.

"Em suma, a decisão de hoje foi uma surpresa bem-vinda. Ainda esperamos a decisão (do BOJ) de diminuir marginalmente as taxas de juros de longo prazo e desvalorizar o iene", disse Takuji Okubo, economista chefe para o Japão da Société Générale Corporate & Investment Banking. "Mas o elemento surpresa foi muito pequeno para fazer uma grande diferença na percepção do mercado sobre a incapacidade do BOJ para reaquecer a economia."

As imobiliárias e o segmento naval estiveram entre os maiores beneficiários da política do BOJ. Mitsui Fudosan avançou 3,5% e Mitsubishi Estate saltou 3,6%. Kawasaki Kisen disparou 4,9%, enquanto Nippon Yusen ganhou 2,2%. Seletas blue chips, como Fast Retailing e Fanuc, também se beneficiaram, com alta de 0,5% e 1,7%, respectivamente.

Já a Olympus adicionou 1,7% - porém, a empresa soltou seu balanço do terceiro trimestre fiscal, no qual anunciou forte prejuízo líquido, somente após o fechamento do mercado. Tokyo Electric Power subiu 0,5%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)