Amparado na ampliação da base de clientes do segmento de pessoa física e no resultado positivo dos programas de atendimento dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Mercantil do Brasil trabalha com a meta otimista de expandir em 30% a sua carteira de operações de crédito neste ano. O banco já havia registrado, em 2011, um aumento de 22% nesse ativo, que atingiu R$ 6,423 bilhões. Ao divulgar, ontem, o balanço do ano passado, o vice-presidente da instituição, André Brasil, afirmou que a meta independente da taxa de crescimento econômico que o Brasil alcançar.
Os depósitos a prazo também mostraram forte evolução, de 25%, em 2011, ao passarem de R$ 4,877 bilhões para R$ 6,102 bilhões. O lucro líquido de R$ 90,662 milhões, entretanto, representou queda de 32,8% quando comparado ao ganho de
R$ 135 milhões do ano anterior. André Brasil pondera que em 2010 o banco verificou ingresso expressivo de recursos, o que refletiu sobre o lucro daquele ano, decorrente de decisão judicial que determinou o ressarcimento de contribuições a título da Cofins feitas a maior em exercícios anteriores.
A análise do balanço do ano passado indica, de acordo com o vice-presidente do Mercantil do Brasil, um resultado mais associado ao desempenho operacional da instituição diferentemente do de 2010. A performance das operações de crédito foi influenciada em 2011 por um aumento de 56% das contratações de pessoas físicas. “Temos plena convicção de que a meta de aumentar a nossa carteira é factível, já que o crescimento dos últimos anos está muito focado nas pessoas físicas, nos produtos do consignado e no crédito pessoal”, disse André Brasil.
A instituição conta desde 2010 com o impulso obtido ao vencer cinco lotes do leilão do INSS, em 2009, nos estados de Minas Gerais e de São Paulo para o pagamento do benefício a novos aposentados e pensionistas até 2014. “Além dos programas de atendimento dos beneficiários, estamos vivendo no país o pleno emprego. Não há motivo para imaginarmos um cenário diferente daquele da expansão vigorosa da nossa base de clientes que experimentamos nos últimos anos”, afirma o executivo.
Para dar suporte à expansão, o Mercantil do Brasil está aplicando R$ 25 milhões para ampliar a rede física de atendimento. O planejamento concluído no começo do ano deu ao banco 170 agências e três unidades de negócios, centrais de atendimento aos clientes pessoas jurídicas. Nesta segunda etapa, a instituição planeja uma estrutura contendo 200 agências até 2014. Só neste ano, serão destinados outros R$ 10 milhões em investimentos. Há recursos também para as áreas de tecnologia da informação e de pessoal.
Ainda em 2011, o patrimônio líquido do Mercantil do Brasil alcançou R$ 748,841 milhões e a rentabilidade sobre o patrimônio está em 13% anuais. O banco se beneficiou no ano passado da elevação de rating definido pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s em dois níveis da chamada Escala Nacional Brasil, que atende investidores no país com critérios de notas semelhantes aos globais da agência, de brBBB para brA- e em um nível da escala global, de B+ para BB-.