A mineradora brasileira Vale registrou lucro líquido de 22,885 bilhões de dólares em 2011, uma alta de 32,55% em relação ao ano anterior, segundo a empresa informou nesta quarta-feira por meio de comunicado.
"Nosso desempenho financeiro foi extraordinário, o melhor de todos os tempos. Batemos vários recordes, a despeito de um ambiente econômico desafiador", comemorou o presidente da empresa, Murilo Ferreira, citado no texto.
"A execução disciplinada de nossa estratégia e a execução de nossas operações foram essenciais para que pudéssemos nos beneficiar da forte demanda global por minerais e metais", completou.
A companhia registrou um recorde de vendas de mineral de ferro e pelotas de minério de 299,1 milhões de toneladas, registrando um aumento de 1,6% sobre o volume de 2010, afirma o texto.
No quarto trimestre, o lucro foi de 4,672 bilhões de dólares, um resultado "bastante robusto, apesar de inferior" ao terceiro trimestre de 2011 (4,935 bilhões de dólares), consequência dos preços menores devido à recessão europeia e às expectativas negativas geradas pela crise da dívida da Zona Euro, explica o comunicado.
Durante o primeiro trimestre, a mineradora registrou ganhos de 7,05 bilhões de dólares, e no segundo trimestre, 6,452 bilhões de dólares.
O lucro líquido da Vale em 2010 foi de 17,264 bilhões de dólares.
As ações da mineradora na BMF&Bovespa fecharam nesta quarta-feira com perdas de 1,76% para as ordinárias, que ficaram em 43,47 reais (US$ 25,27), e de 1,84% para as preferenciais, em 42,08 reais (US$ 24,46).
A empresa registrou investimentos recorde de 18 bilhões de dólares, dos quais 13,4 bilhões de dólares foram destinados à execução de projetos e pesquisa e desenvolvimento.
"Tenho a convicção de que a empresa continuará comprometida na criação de valor no longo prazo e com desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua e do país", comemorou por sua vez o presidente do Conselho de Administração da Vale, Ricardo Flores.