(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Horário de verão reduz consumo de energia em 0,5%, aponta Cemig

Relógios terão que ser atrasados em uma hora à 0h deste domingo


postado em 23/02/2012 12:50 / atualizado em 23/02/2012 13:27

O consumo de energia elétrica em Minas Gerais diminuiu 0,5% com o horário de verão, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Cemig. O percentual representa 32 MWmed (megawatts médios). "Essa economia de energia é suficiente para abastecer, durante dez dias, Belo Horizonte", afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema da Cemig.

Já para os consumidores residenciais e comerciais, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial. Segundo a Cemig, estes consumidores poderiam ter um consumo de até 5% a mais na fatura mensal de energia, caso não houvesse o horário de verão.

Resultados preliminares apontam ainda para uma redução de 4,1% correspondendo a cerca de 310 megawatts na demanda no horário em que os consumidores mais gastam energia, geralmente das 17h às 22h.

No Brasil

A economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deverá ser de 4,7% de redução na demanda máxima, superando o valor de 2.777 MW, o que equivale, aproximadamente, a 40% da carga de Minas Gerais no horário de ponta.
Já a redução do consumo de energia deverá atingir 290 MWmed, correspondente a 0,5% da carga dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste ou a 38% do consumo médio de uma cidade do porte de Brasília, com 2,5 milhões de habitantes. Os valores oficiais serão divulgados duas semanas após o término do horário de verão, pelo ONS.

Horário de verão termina no domingo

O horário de verão termina à zero hora do próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida, que começou à zero hora de 16 de outubro do ano passado, abrangeu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que voltou a adotar a medida, após oito anos fora da mudança.

Os demais estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano e faria com que o Horário de Verão tivesse efeito praticamente nulo nesses estados. No total, essa edição do Horário de Verão tem 133 dias de duração, 7 dias a mais que no ano passado.

Desde 2008, através do Decreto 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorre no domingo seguinte, como acontece na edição atual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)