A Bolsa de Tóquio fechou em elevação acentuada nesta terça-feira. O rali foi estimulado pela estabilidade do dólar, que se manteve firme acima da marca dos 80 ienes e beneficiou as ações das principais exportadoras, embora o pedido de recuperação judicial (concordata) da Elpida Memory tenha derrubado os papéis de empresas relacionadas a chips, como a Advantest.
O Nikkei ganhou 88,59 pontos, ou 0,9%, e terminou aos 9.722,52 pontos, após declínio de 0,1% na sessão de segunda-feira - foi o maior fechamento desde 2 de agosto. O volume de negociações continuou sólido, com 2,5 bilhões de ações - foi o 21º pregão consecutivo acima dos 2 bilhões.
"A ascensão do dólar provavelmente continuará se os indicadores econômicos norte-americanos permanecerem firmes", disse Kazuhiro Takahashi, diretor de estratégia de investimentos e do departamento de pesquisa da Daiwa Securities. "Haverá (o anúncio de) indicadores econômicos importantes no final do dia, como o índice de preços de imóveis Case-Shiller. As expectativas permanecem intactas (por uma recuperação adicional nos dados dos EUA)", completou.