A Bolsa de Tóquio fechou com modesta baixa nesta quinta-feira. Uma abrupta valorização do iene, na sessão da tarde, prejudicou as ações sensíveis ao câmbio, tais como Toyota Motor e JFE Holdings.
O Nikkei perdeu 15,87 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 9.707,37 pontos, após estabilidade na sessão de quarta-feira. O volume de negociações foi sólido e totalizou 2,63 bilhões de ações - embora na véspera tenha atingido o recorde do ano de 3,06 bilhões de ações.
O fortalecimento do iene, a partir de meados da sessão da manhã, desempenhou um fator importante para reverter o início altista das ações. Num primeiro momento, o dólar se valorizou em relação ao iene, após declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke. A moeda norte-americana superou os 81 ienes pela primeira vez desde segunda-feira, ajudando a impulsionar, inicialmente, os papéis ligados a exportadoras.
Porém, o iene inverteu o curso durante o pregão, enviando os principais índices para o território negativo. "A queda do Nikkei, contudo, foi menor em comparação com seus ganhos recentes. O sentimento do mercado sobre a liquidez global permanece alta", disse Masayuki Doshida, analista de mercado sênior da Rakuten Securities, ao observar resistência no apetite ao risco dos investidores.