A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), diante das falhas apresentadas pelo sistema da TAM na manhã desta sexta-feira, reforçou as equipes nos principais aeroportos do país para verificar a prestação de assistência pela empresa aos passageiros. A Agência está monitorando as operações da empresa e poderá determinar a suspensão da comercialização de passagens pela TAM para evitar mais transtornos aos passageiros. A ANAC convocou a direção da empresa para prestar esclarecimentos acerca do problema na próxima segunda-feira e vai instaurar processo administrativo para apuração dos fatos, que poderá culminar na aplicação de penalidades.
De acordo com o último boletim da Infraero, 147 dos 478 voos domésticos programados pela TAM (30,8%) decolaram com atraso de mais de 30 minutos nesta sexta, no período entre 0h e 15h, e 21 (4,4%) foram cancelados --nas demais empresas, o índice de atrasos não passa de 4,4%. Em relação às viagens internacionais, seis dos 24 voos previstos pela TAM decolaram com atraso --o que representa 25% do total.
O sistema de check-in da empresa aérea TAM voltou ao normal por volta das 12 horas desta sexta-feira, após permanecer com problemas durante toda a manhã, gerando enormes filas nos principais aeroportos do país. Segundo a TAM, a pane no sistema impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que foi feita manualmente desde o começo da manhã.