A Bolsa de Tóquio iniciou a semana em queda. Nesta segunda-feira, os sinais de um mercado cada vez mais supercomprado convidaram os investidores a realizar lucros em ações de tecnologia, tais como Tokyo Electron e Advantest. Já as expectativas de um crescimento mais lento da economia chinesa cobraram pedágio em siderúrgicas, como JFE Holdings.
O Nikkei perdeu 78,44 pontos, ou 0,80%, e terminou aos 9.698,59 pontos, após alta de 0,7% na sessão de sexta-feira - foi a pior baixa porcentual diária desde 16 de janeiro. O volume de negociações atingiu 1,92 bilhão de ações, na primeira vez em que ficou abaixo da marca de 2 bilhões de ações desde 30 de janeiro.
As negociações foram um pouco sombrias duração a sessão. A falta de catalisadores fez o Nikkei oscilar acima e abaixo do ponto de equilíbrio no pregão da manhã, antes de se tornar decididamente mais negativo na sessão da tarde.
Os comentários do premiê chinês Wen Jiabao de que Pequim tem como objetivo um crescimento econômico de 7,5% em 2012 - depois de definir a meta de 8% por oito anos seguidos - também pareceu ter um efeito amortecedor sobre as ações, que estavam tecnicamente supercompradas nas últimas semanas.