Os mercados da Ásia fecharam no campo negativo pelo terceiro dia seguido - nesta quarta-feira, não houve negociações na Tailândia por ser feriado. As bolsas da região reagiram a vários fatores, como a baixa em Wall Street, as incertezas sobre a economia global e a previsão de menor crescimento da China. Mas os investidores mostraram especial temor em relação à Grécia, com o vencimento amanhã do prazo da troca de dívida com os detentores de títulos privados.
Este foi o exemplo na Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng perdeu 178,47 pontos, ou 0,9%, e encerrou aos 20.627,78 pontos - já há uma correção de 5% no índice desde a sessão de sexta-feira.
Pelos mesmos motivos, as Bolsas da China também terminaram no campo negativo pelo terceiro pregão consecutivo. O índice Xangai Composto caiu 0,7% e terminou aos 2.394,79 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,5% e encerrou aos 967,05 pontos.
O yuan caiu ante o dólar uma vez que o banco central conduziu a moeda para baixo para um nível não usual pelo terceiro dia consecutivo. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,3099 yuans, de 6,3080 yuans ontem. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,3213 yuans, de 6,3141 yuans na véspera, seguindo os ganhos da moeda americana no Ocidente.
Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi teve queda de 0,91% e fechou aos 1.982,15 pontos. Essa foi a pontuação mais baixa em um mês, e o recuo foi gerado pela venda de ações locais por estrangeiros, pelo terceiro dia consecutivo.
Na Austrália, a Bolsa de Sydney caiu para o nível mais baixo em sete semanas, depois que os mercados estrangeiros demonstraram aversão ao risco, além das incertezas antes do prazo final de quinta-feira para os portadores de títulos gregos aceitarem um acordo de troca. O índice S&P/ASX 200 caiu 1,45% e terminou em 4.143,66 pontos.
Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, voltou a sofrer com realização de lucros, após o recorde de pontuação do pregão de segunda-feira. O índice PSE perdeu 0,9% e terminou aos 4.921,36 pontos, com pesado volume de negociações.
A Bolsa de Cingapura teve baixa, em linhas com as demais regionais. O índice Straits Times cedeu 0,6% e fechou aos 2.913,16 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,6% e fechou aos 3.942,51 pontos, com vendas, por estrangeiros, de ações de bancos devido às suas fracas expectativas de lucro em 2012, enquanto a alta inflacionária afeta o sentimento do investidor.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 1% e fechou aos 1.574,83 pontos, acompanhando as perdas na maioria dos mercados da Ásia, com realização de lucros.