(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo fecha em alta em Nova York, a US$ 106,16 o barril


postado em 07/03/2012 18:07

Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira em Nova York, seguindo os mercados na Europa e impulsionados por indicadores positivos nos Estados Unidos. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril ganhou 1,46 dólar em relação à terça-feira, a 106,16 dólares o barril no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Os preços do petróleo abriram com perdas, "continuando a correção dos últimos dias", destacou Tom Bentz, especialista do BNP Paribas. "Mas, no final, o mercado conseguiu se estabilizar, foram publicados os dados do Departamento de Energia nos Estados Unidos que não estiveram tão ruins como pensávamos", disse.

As autoridades americanas divulgaram um relatório semanal misto sobre as reservas de petróleo, com uma alta de 800.000 barris, abaixo das espectativas. No entanto, as reservas de produtos destilados retrocederam 1,9 milhão de barris, e as de gasolina, 400.000 barris, muito atrás das previsões dos analistas. "A partir deste ponto, os preços começaram a subir", explicou Bentz.


Outro elemento que ajudou a alta: os dados mensais de emprego divulgados pela consultoria ADP, que revelaram que as contratações no setor privado nos Estados Unidos cresceram fortemente em fevereiro, com 216.000 postos mais dos que foram reduzidos.

Este relatório é considerado um indício positivo prévio à publicação dos dados oficiais de emprego na sexta-feira nos Estados Unidos. O mercado também foi sustentado pela relativa tendência de alta das praças europeias e do euro. Os operadores olham esperançosos à operação de troca da dívida na Grécia, onde cerca de 40,8% de seus credores se declararam a favor da operação, ou seja, 84 bilhões de euros no total.

"O bom comportamento do euro deu um apoio ao mercado", enquanto o enfraquecimento do dólar frente à moeda única europeia tornou mais atrativas as compras de petróleo pelos investidores munidos de outras moedas, destacou Peter Beutel, analista da Cameron Hanover.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)