A Man América Latina entra no mês que vem na briga pelo mercado dos caminhões extra-pesados no Brasil. Segundo informou nesta terça-feira o presidente da empresa, Roberto Cortes, os caminhões com capacidade para 74 toneladas já estão em produção na fábrica de Resende (RJ), que recebeu investimentos de R$ 100 milhões na nova linha. Os modelos TGV e TGS marcam a entrada da marca Man no mercado dos caminhões maiores no país. Responsável pela produção dos caminhões e ônibus da Volkswagen no Brasil, a Man passa a oferecer caminhões a partir de 5,5 toneladas. No segmento dos extrapesados a empresa alemã acirra a disputa com Iveco e Mercedes e sai na frente da Ford, que também vai lançar um modelo na categoria.
"Os caminhões Man vão contar com a rede de 145 revendas Volks no país", destacou Roberto Cortes, que ontem esteve em Uberlândia para a entrega de 132 caminhões para os grupos Martins e Arcon. Com o contrato, no valor de R$ 17 milhões, a empresa retomou as vendas para o Martins, maior atacadista do país, e zerou seu estoque dos modelos fabricados com tecnologia Euro 3, que a partir do dia 31 deixam de ser vendidos pela indústria. Desde janeiro são produzidos apenas modelos com padrão Euro 5.
Para este ano, a previsão da Man é de que o mercado de caminhões tenha leve queda ou permaneça estável. Isso porque, segundo o presidente da Man, muitas empresas anteciparam as compras no fim do ano passado em função da troca de tecnologia. Em 2011 foram vendidos 172 mil caminhões no país.