O Brasil não teria pista de corrida para o novo iPad, se ele fosse uma Ferrari, mas o anúncio da novidade já baixou o preço-base do aparelho comercializado por aqui em R$ 250. A principal novidade do aparelho que a Apple mostrou ao mundo ontem, em megaevento em São Francisco, é mais velocidade de internet para assistir a vídeos. A façanha dribla entrave das atuais versões do aparelho, que dependem da boa vontade do 3G, propiciada pela presença de antena 4G. Nos Estados Unidos, onde o produto já está em pré-venda e chega às lojas no dia 16 por preços a partir de US$ 499. Enquanto isso, o preço da versão mais básica do iPad à venda na Apple Store brasileira caiu de R$ 1.650 para R$ 1.399.
A próxima geração de telefonia só vai começar a dar os primeiros sinais de vida por aqui, contudo, no ano que vem e, até lá, isso pode ser um problema para a vinda do aparelho para o Brasil. “O novo aparelho também funciona com o 3G, mas o 4G é um dos fatores determinantes na motivação daqueles que já têm o iPad 2, rumo à troca pelo novo. É um dos grandes diferenciais. No Brasil, isso não faria sentido”, opina Luciano Cripa, gerente de pesquisa de consumdo da consultoria International Data Corporation (IDC).
RITUAL As “preliminares” do lançamento do novo iPad, seguindo o ritual marketeiro imortalizado pelo legendário fundador da marca, Steve Jobs, incluiu aquecimentos em que o novo presidente executivo, Tim Cook, comemorou a mudança que o primeiro iPad provocou na indústria, há três anos. “Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro, mas é apenas um dispositivo. Onde todos os novos dispositivos devem ser mais portatéis e pessoais”, disse.
O movimento de mudança de foco de todo o mercado foi orquestrado pela Apple. Como não conseguia bater a Microsoft no mercado de PCs, abriu outros nichos.
Hoje, a Microsoft ainda ensaia para o segundo semestre o lançamento de seu Windows desenhado para dispositivos móveis, o Android, sistema do Google, tenta avançar, mas a venda do que a companhia chama de produtos pós-PC responde por 76% da receita da segunda empresa com maior valor de mercado do planeta. No último trimestre, a Apple vendeu 172 milhões desses equipamentos – iPods, iPhones e iPads.
A companhia comemorou o fato de ter vendido mais iPads que qualquer fabricante de computadores tenha comercializado PCs. A Apple anunciou ontem também nova versão da Apple TV, seu produto para televisão sob demanda e a nova versão do sistema operacional que roda em iPhones e iPads, o iOs 5.1 – este já está disponível para atualizações.
CRESCIMENTO O mercado de tablets deve crescer mais no Brasil que no resto do mundo este ano, segundo as previsões da IDC. “Justamente porque ainda estamos alguns passos atrás em infraestrutura”, explica Cripa. Enquanto os atuais 63 milhões de tablets que o mundo comprou em 2011 devem virar 88 milhões em 2012, no Brasil o número deve saltar de 800 mil para 2,2 milhões.