O Ibovespa registrou forte alta de 1,35% nesta quinta-feira, terminando aos 66.908 pontos. Além do bom humor no exterior por conta do cenário europeu, a alta do índice também encontra fundamento no corte da taxa básica de juro nacional em 75 pontos-base, que superou as projeções do mercado, que esperavam um corte de 50 pontos-base. O giro financeiro foi de R$ 7,66 bilhões.
A economia grega já tem apoio dos detentores de 95% de sua dívida, superando o necessário para que a operação ocorresse. Ainda no velho continente, aconteceram as reuniões dos bancos centrais da Europa e Inglaterra. Tanto o BoE (Bank of England) quanto o BCE (Banco Central Europeu) mantiveram suas taxas de juros nos patamares atuais, em 0,5% e 1% respectivamente.
Após chegar a registrar ganhos de 0,85% no começo da tarde, o dólar comercial virou para o campo negativo nos instantes finais do dia, fechando esta quinta-feira com leve queda de 0,14%, cotado na venda a R$ 1,762. Dessa forma a moeda interrompe uma sequência de quatro altas.