A Bolsa de Tóquio apresentou um modesto ganho nesta terça-feira, após o Banco do Japão (BOJ) manter inalterada a política monetária, em particular as taxas de juros. Isso fez o iene se valorizar na sessão da tarde e prejudicou ações sensíveis ao câmbio, como Canon, Advantest e Kyocera. Porém, boas compras em peso pesados como Fast Retailing e Fanuc mantiveram o mercado no campo positivo.
O Nikkei adicionou 9,22 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 9.899,08 pontos, após queda de 0,4% na sessão de segunda-feira. O volume de negociações foi pesado e totalizou 2,76 bilhões de ações.
Os principais índices estiveram em alta desde o início, ajudados pelo ligeiro enfraquecimento do iene e as esperanças, embora talvez especulativas, de que o BOJ poderia implementar ao menos alguma política amigável ao mercado acionário.
"Os investidores esperavam pouco do banco central, e eles tiveram pouco", disse um trader de uma corretora estrangeira. "Dirigimo-nos para o final do ano fiscal, os mercados de câmbio vão ser a principal preocupação para as ações, à medida que as operações de repatriação de ienes por parte dos exportadores irão exercer uma pressão ascendente sobre a moeda japonesa."