O Brasil tem um grande programa de investimento em curso, afirmou, nesta terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Segundo ele, o investimento está hoje em 19% do Produto Interno Bruto (PIB) e deve ultrapassar os 20% neste ano. O ideal no entanto, será caminhar para os 24%, disse. "No ano passado, o investimento cresceu 4,7%. Para este ano o desafio é crescer 10,8%".
Para que isso se verifique, disse o ministro, é preciso manter os investimentos, principalmente em infraestrutura. "Tem de aumentar oferta de logística, porque as exportações e importações estão mais fortes. Temos de reduzir o custo da logística, de porto, aeroportos e de energia elétrica, gás e petróleo", disse, destacando que as concessões dos aeroportos deverão ajudar nesse esforço de alta do investimento.
Mantega afirmou também que é importante que o Brasil mantenha um mercado consumidor dinâmico. Ele participa hoje de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.