Os aeroportos de São João del-Rei (Campo das Vertentes), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Diamantina (Jequitinhonha/Mucuri) devem voltar a receber voos a partir do dia 5 de abril. E com boa notícia para o consumidor. Os preços para os três destinos podem ter descontos de até 70% para estimular o passageiro a voltar a voar. A informação é da Trip Linhas Aéreas, única companhia que opera nos aeroportos. A empresa entrou com pedido de horário de transporte (Hotran) na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a volta dos voos. O Hotran é um documento que autoriza a companhia a operar em determinada rota.
O tipo de aeronave permitido em operações nos aeroportos é o ATR 42 (47 assentos). O pedido da Trip é para retomar os voos na Semana Santa, para evitar prejuízos para os passageiros que já compraram bilhetes para o feriado. Evaristo de Paula afirma que os passageiros com bilhetes comprados para os três aeroportos estão sendo contatados e recebem reembolso dos valores pagos ou são relocados para cidades próximas.
Enquanto a Trip acelera, o governo precisa também apressar o TAC com as melhorias exigidas pela Anac. A decisão da Anac manteve a frequência semanal para Diamantina em dois voos, e para Patos de Minas em cinco e baixou a de São João Del-Rei de 12 para sete. A medida da Anac em relação aos três aeroportos foi tomada depois de detectadas não conformidades neles. Nesses casos, a agência instaura processos administrativos para apurar a situação e indicar as medidas cabíveis para adequação.
Pampulha
No próximo dia 20, vai ser feita audiência pública na Câmara Municipal para discutir a revitalização do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o aeroporto da Pampulha. O requerimento, do vereador Fábio Caldeira (PSB), propõe reavaliar os voos comerciais no local. O vereador afirma que, assim como ocorreu no Rio de Janeiro e em São Paulo, que tiveram os seus aeroportos nacionais expandidos e modernizados, o da Pampulha também merece dar a sua contribuição para a economia e o turismo do estado. “Alguns voos regionais já estão sendo transferidos para o de Confins e isso precisa ser discutido”, diz Caldeira. O diretor da Trip explica que apenas os voos que usam o aeroporto de Confins como hub para outros estados não saem da Pampulha.
Ao mesmo tempo em que alguns aeroportos mineiros têm dificuldade para cumprir exigências Anac, outros alçam voo e são alvo de cobiça de muitas companhias aéreas, como os de Montes Claros, Governador Valadares e Uberlândia. Depois de conquistar a Trip e a Gol, Montes Claros agora vai ter voos da Azul Linhas aéreas, a partir de 15 de março. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre 2010 e 2011 o número de passageiros que decolaram e pousaram na cidade quase dobrou, passando de 121 mil para 224 mil. Além da Azul, a Passaredo também solicitou autorização para atender a cidade norte-mineira.