O ex-líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR) esteve hoje no Ministério da Fazenda para conversar sobre a tramitação dos projetos de interesse da área econômica no Congresso Nacional. O senador se reuniu com o secretário executivo do ministério, Nelson Barbosa. Romero Jucá foi substituído pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM) na liderança do governo no Senado pela presidenta Dilma Rousseff.
O senador informou ainda que, na próxima segunda-feira, haverá uma reunião em Brasília com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para tratar da Resolução nº 72, que pretende uniformizar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na importação de mercadorias, incentivo dado por alguns estados para, entre outros objetivos, beneficiar a operação em seus portos.
“Estou repassando a condução do processo da Resolução nº 72 para o senador Eduardo Braga, que está assumindo como líder. Vim conversar com o Nelson Barbosa sobre como está o andamento das questões e os desdobramentos que há pela frente”, disse ao deixar o Ministério da Fazenda. Ontem, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), informou que o partido vai indicar Jucá para a relatoria-geral da proposta de Orçamento da União para 2013.
O ex-líder destacou que a prioridade do governo é votar a matéria até abril. Para isso, serão realizadas duas audiências públicas no Congresso Nacional para debater o assunto na próxima semana. Segundo ele, após esta etapa a matéria estará pronta para ser discutida pelos parlamentares e ser votada.
Outro projeto, segundo ele, que o governo tem pressa em aprovar é o do Fundação de Previdência Complementar para os Servidores Públicos Federais (Funpresp). De acordo com Jucá, a expectativa é aprovar a matéria também em abril.