Eletricitários da Cemig iniciaram na manhã desta quinta-feira uma paralisação de 24 horas para reivindicar mudança na política de pessoal da empresa e a retomada das negociações. Em Belo Horizonte, os trabalhadores iniciaram um protesto às 9h na sede da Cemig, no Bairro Santo Agostinho. De acordo com a BHTrans, a manifestação prejudica o trânsito na região. No interior, a categoria protesta nos locais de trabalho e nas Regionais do Sindieletro.
Os eletricitários protestam contra o grande número de demissões, falta de segurança no trabalho, equiparação salarial. Em nota, o sindicato dos trabalhadores afirmou que a categoria cobra uma resposta responsável da Cemig aos acidentes de trabalho graves e com mortes envolvendo eletricitários. De acordo com dados do próprio sindicato, há 12 anos, a Cemig mantém a média de uma morte de trabalhador a cada 45 dias e a maioria das vítimas trabalhava em empreiteira da Cemig. Este ano, dois eletricitários morreram em decorrência de acidente.
A Cemig afirmou que o atendimento ao consumidor não será prejudicado, já que a escala mínima de trabalho será mantida. Em relação às reivindicações, a empresa informou que não vai se manifestar.