O Procon Assembleia de Minas Gerais realizou pesquisa de ovos de Páscoa, em 12 estabelecimentos de Belo Horizonte e constatou um aumento médio da gramatura dos ovos de 3,74%, em relação aos produtos pesquisados em 2011. A Nestlé teve aumento de 2,22%, a Lacta de 4,23% e a Ferrero Rocher de 8,36%. Já a Garoto sofreu uma redução de 0,74%. Dos 225 produtos pesquisados, 54 são produtos novos, sendo 11 da Nestlé, 16 da Garoto, 16 da Lacta e 10 de outras marcas.
O Procon também constatou grande variação entre os preços por 100 gramas calculados
entre os produtos. A Nestlé variou de R$ 7,44 do ovo Especialidades (N° 23 – 750g) a R$ 16,75 do
ovo Sollys (N°15 – 190g). A Garoto variou de R$ 6,91 do ovo Jumbos (Nº 25 – 800g) a R$ 18,68 do
ovo Jolie (N° 12 – 120g). Já a Lacta variou de R$ 7,68 do ovo Sonho de Valsa (N° 21 – 530g) a
R$ 15,73 do ovo Hello Kitty (N° 20 – 250g). A marca Ferrero Rocher teve a menor variação,
R$ 12,47 do ovo Ferrero Rocher Gran (390g) a R$ 20,23 do ovo Kinder Maxi com surpresa (150g).
A pesquisa mostrou que, de um estabelecimento para outro, foi encontrado o mesmo produto
com significativa variação de preço. As maiores diferenças constatadas foram:
O Procon alerta os consumidores na hora das compras de Páscoa. Confira as dicas:
- Compre ovos de chocolate pelo peso, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos
rótulos não são equivalentes entre as marcas.
- Observe no rótulo o prazo de validade e a indicação de temperatura para conservação.
- Não compre produtos com embalagens danificadas.
- Fique atento aos preços nas gôndolas, pois caso seja diferente do valor cobrado no caixa,
vale o menor preço.
- Exija sempre o cupom fiscal.
- Para sua segurança, verifique se o estabelecimento possui o selo da vigilância sanitária.
- Ovos de Páscoa em promoção podem estar quebrados e por isso têm o preço mais em conta
do que aqueles em perfeitas condições. Nesse caso, não há obrigação do fornecedor em
trocar o produto.