Em dois dias com investidores em Miami, nos Estados Unidos, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, defendeu os últimos passos dados na política monetária e assegurou que o BC tem o controle das rédeas da inflação no País. Ele garantiu ainda que a inflação vai convergir para o centro da meta de 4,5% ainda este ano, mesmo com a inflação de serviços mais salgada.
Ao final de um dos eventos do qual Tombini participou, um grupo de investidores comentava o discurso do presidente do BC brasileiro. "Tombini disse que a inflação vai ficar na meta, mas como se a inflação de serviços está explodindo?", indagou um dos investidores presentes.
Questionado pela Agência Estado sobre o tema, Tombini negou que a inflação de serviços possa ser uma pedra no caminho do BC. "Como explodindo?", perguntou ele. "A inflação mais alta é em serviços, mas a inflação é o todo." E continuou: "Se eu falei isso (que a inflação vai convergir para o centro da meta de 4,5% este ano),é porque é isso".
Tombini também reafirmou aos investidores que o Brasil vai crescer mais este ano do que em 2011, e mais no segundo semestre do que no primeiro, graças ao efeito do corte de juros iniciado no fim de agosto de 2011. O presidente do BC retornará ainda nesta terça-feira para Brasília.