Os principais mercados asiáticos encerraram em queda nesta terça-feira. A realização de lucros e os fatores internos de cada país influenciaram as bolsas da região. Não houve negociações na China por ser feriado.
A Bolsa de Hong Kong terminou em alta, acompanhando Wall Street, com os investidores encorajados com os dados do setor produtivo dos EUA e com a blue chip Sun Hung Kai recuperando-se após expectativas de esclarecimentos sobre denúncias de suborno contra seus co-presidentes. O índice Hang Seng subiu 1,3% e fechou aos 20.790,98 pontos.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em queda com a preocupação dos investidores a respeito de uma possível reimposição de taxa sobre os ganhos de capital e a pressão inflacionária crescente, tendo em vista o recente aumento nos preços dos combustíveis. O índice Taiwan Weighted recuou 1,30% e encerrou aos 7.760,85 pontos.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, encerrou o dia na maior pontuação em oito meses, impulsionada pelos setores automobilístico e naval, em um dia de caça por pechinchas. O índice Kospi avançou 0,99% e terminou aos 2.049,28 pontos.
Após fortes ganhos no início do pregão, a Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou em leve alta. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,18% e fechou aos 4.337,09 pontos, após o banco central manter inalterada a taxa de juros.
Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, sofreu com a realização de lucros. O índice PSE baixou 1,1% e terminou aos 5.056,48 pontos, com moderado volume de negociações.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,2% e fechou aos 4.215,44 pontos, com forte peso do banco Danamon, após informação de que o grupo DBS planeja adquirir participação na instituição.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 1,0% e fechou aos 1.211,07 pontos, com altas nas demais asiáticas elevando o sentimento dos investidores. Papéis de energia e bancos lideraram com expectativas de forte lucros no primeiro trimestre.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,2% e fechou aos 1.606,63 pontos.