O novo pacote com medidas de estímulo à indústria, que está sendo anunciado na manhã desta terça-feira pelo governo da presidente Dilma Rousseff, pode ajudar a melhorar o desempenho da produção industrial nas próximas leituras da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física. A avaliação é de André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Toda medida que visa incentivar a produção tem reflexos positivos, não só dentro daqueles segmentos (beneficiados), mas da indústria como um todo, visto que, em outros momentos, medidas de incentivo como a redução de tributos acabaram por causar impacto positivamente", lembrou Macedo.
Os eletrodomésticos da linha branca, fogões, máquinas de lavar e refrigeradores, foram beneficiados pela redução de IPI no final de 2011. Como resultado, esse subsetor da linha branca reverteu uma tendência de queda na produção, passando de um recuo de 0,8% no quarto trimestre de 2011 para uma expansão de 7,3% na produção acumulada apenas em janeiro e fevereiro.