O diretor chefe de produtos do Yahoo!, Blake Irving, apresentou seu pedido de demissão, que foi aceito pela empresa, de acordo com fontes familiares ao assunto. O processo para a saída de Irving é um pouco mais formal, uma vez que ele ocupava um posto no alto escalão da gigante de internet do Vale do Silício. Mas, provavelmente, a sua renúncia não representa uma surpresa após as duas mil demissões anunciadas pela companhia e que atingiram a divisão que comandava. Irving não estava presente na empresa durante os comoventes cortes e por esse motivo a sua renúncia já estava sendo comentada havia algum tempo.
Na verdade, na reestruturação que o Yahoo! deve anunciar na próxima semana, a organização central de produtos da companhia será essencialmente desmantelada, com as atividades de desenvolvimento sendo deslocadas para as unidades de nova média, vendas e produtos para o consumo que estão sendo planejadas.
Para complementar, o novo CEO do Yahoo!, Scott Thompson, está contemplando a ideia de vender grandes partes da plataforma de tecnologia de publicidade da empresa, assim como o seu negócio de buscas, setores que também estavam sob a responsabilidade de Irving.
Irving vinha se opondo às diretrizes estratégicas que Thompson pretendia colocar em prática, afirmaram fontes, e discordava fortemente da demissão de tantos funcionários sem que houvesse um plano claro como alternativa.
Ele também se mostrava preocupado com um êxodo pesado de talentos em engenharia e pesquisa, especialmente no alardeado braço Labs do Yahoo!, afetado por várias das demissões. O ex-executivo da Microsoft não tem nada alinhavado em relação a um novo emprego, mas, segundo fontes, recebeu uma série de propostas.
Irving entrou para o Yahoo! em meados de 2010, quando a empresa tinha como CEO Carol Bartz, que foi demitido no último outono. Durante sua gestão, a unidade de produtos dedicou-se, especialmente, à criação de plataforma de publicação para a Yahoo e companhias de mídia. Ele promoveu o lançamento do aplicativo de conteúdo Livestand no início desde ano. O Livestand funciona como uma espécie de banca de jornal digital, fornecendo conteúdo personalizado extraído do Yahoo! e de outras revistas americanas.