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Estado de Minas

Vendas no comércio de BH crescem 2,99% em fevereiro


postado em 12/04/2012 11:23 / atualizado em 12/04/2012 11:37

Papelarias e livrarias foi o setor que apresentou maior crescimento (foto: Jair Amaral/EM/D.A/Press)
Papelarias e livrarias foi o setor que apresentou maior crescimento (foto: Jair Amaral/EM/D.A/Press)
As vendas no comércio varejista de Belo Horizonte cresceram 2,99% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que informou ainda que a alta nas vendas foi influenciada pelo aumento do nível e da oferta de emprego aliado à queda da taxa de juros.

Papelarias e livrarias foi o setor que apresentou maior crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Fev.11): 5,2%. Em seguida estão os setores: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (3,38%); veículos novos e usados / peças (3,16%); ferragens, material elétrico e de construção (2,18%); produtos farmacêuticos (1,75%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (1,37%); supermercados e produtos alimentícios (1,1%); combustíveis e lubrificantes (0,86%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (0,13%).


Na comparação com o mês anterior (Fev.12/Jan.12) houve uma queda de 0,11% nas vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, explica que historicamente o mês de fevereiro apresenta volume de vendas inferior a janeiro. “Menor número de dias úteis devido à comemoração do carnaval contribuiu para esta queda”, afirmou.

Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Jan.12) foram: papelarias e livrarias (6,24%); ferragens, material elétrico e construções (2,59%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (1,92%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (0,39%). Apresentaram queda os seguintes setores: veículos novos e usados / peças (-4,61%); produtos farmacêuticos (-0,88%) e supermercados e produtos alimentícios (-0,27%).

Acumulado


Nos dois primeiros meses do ano o varejo da capital mineira acumulou crescimento de 2,62%. “O resultado deve-se a fatores que vêm atuando no sentido de favorecer o consumo dos brasileiros como emprego estável, aumento da massa salarial, ampliação do crédito para pessoas físicas e medidas do governo de desoneração fiscal para incentivar a produção industrial e o consumo”, afirmou Falci.

Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: produtos farmacêuticos (9,29%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (4,73%); ferragens, material elétrico e de construção (3,17%); papelaria e livrarias (2,62%); combustíveis e lubrificantes (1,76%) e artigos diversos (0,29%).

Nos últimos doze meses (Mar.11-Fev.12 / Mar.10-Fev.11) o crescimento foi de 3,53%. “Esta base traduz a tendência do comércio varejista”, afirmou o presidente da CDL/BH. “Essa expansão é resultado do movimento de recuperação da economia nos meses iniciais de 2011 em relação a 2010, ano que o Brasil ainda sofria os impactos ocasionados pela crise mundial”, acrescentou.


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