A companhia aérea Gol anunciou nesta quinta-feira que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. Hoje, dos 900 voos operados diariamente pela empresa, cerca de 180 possuem o serviço de bordo pago. Em nota, a Gol informou que "o novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009".
Com o serviço de bordo pago, o consumidor terá de pagar por sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. Ainda de acordo com a Gol, a água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar. A nota da companhia informa ainda que "os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito”.
No início de abril, a Gol demitiu 131 funcionários da empresa. Em nota, a Gol anunciou que as demissões ocorreram para a companhia "adequar-se à nova realidade do mercado, manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação - com segurança e regularidade".
A Gol reduziu em torno de 80 voos de um total de cerca de 900 operados diariamente e anunciou oficialmente a redução do número de tripulantes. Ainda de acordo com a nota, "ao longo das últimas semanas houve 46 adesões à licença não remunerada e 28 pedidos voluntários de desligamento. Com isso foi possível reduzir para 131 o número de demissões efetivadas hoje. A medida garante um quadro de tripulantes condizente com as necessidades operacionais".
Ainda em nota, a companhia reforçou "que não deixará de atender a nenhum dos 63 destinos nacionais e 13 internacionais que compõem sua malha. O que está em curso é uma redução de frequências. Esta diminuição, adequada à nova realidade da companhia, manterá a oferta de assentos prevista para 2012".