Após três quedas consecutivas, o Ibovespa terminou a sessão no azul, ao registrar ganhos de 2,88% nesta quinta-feira, terminando aos 63.058 pontos. Esta foi a maior alta do índice desde 13 de março, quando avançou 3,03%. A forte alta das ações da Vale (VALE3, +6,35%; VALE5, +6,07%) colaboraram para esses ganhos, já que os papéis da empresa representam 12,24% do índice. O giro financeiro foi de R$ 8,18 bilhões.
O mercado se mostrou aliviado com o cenário espanhol, após uma missão da Comissão Europeia chegar a Madri para começar a avaliar a economia do país. Além disso, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro do país, descartou a necessidade de um resgate financeiro na Espanha, afirmando que seu governo tem feito o necessário.
Essa não foi a única referência europeia que animou o mercado. A Produção Industrial da Zona do Euro avançou 0,5% em março, superando as expectativas de queda. Em contrapartida, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetária Internacional), Christine Lagarde, lembrou que embora medidas estejam sendo tomadas, os riscos para a economia mundial permanecem elevados.
O dólar comercial manteve-se no campo negativo durante toda a sessão desta quinta-feira e encerrou o dia com desvalorização de 0,26%, cotado a R$ 1,8299 na venda.