O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, José Manuel García Margallo, convocou o embaixador argentino em Madri, Carlos Bettini, para falar sobre a preocupação com a questão da Repsol YPF.
"O ministro e o secretário de Estado de Cooperação Internacional e para a Iberoamérica, Jesús Gracia, se reunirão com o embaixador da Argentina para falar sobre nossa preocupação com a questão da Repsol YPF", afirmou uma fonte da chancelaria.
O grupo petroleiro Repsol YPF informou nesta sexta-feira que não recebeu qualquer notificação das autoridades argentinas sobre a participação acionária em sua filial YPF, boatos que nas últimas horas levaram tensão às relações Espanha e Argentina.
A presidente argentina Cristina Kirchner se reuniu na quinta-feira com governadores provinciais para examinar a possibilidade de transformar a YPF, controlada em 57% pela Repsol, em uma empresa mista.
O ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, afirmou na quinta-feira que a "hostilidade contra interesses" de empresas espanholas é interpretada como "hostilidade à Espanha", o que gera "consequências".
"Defendemos os interesses das empresas espanholas dentro e fora do país", disse.