A queda de juros animou o comércio para o Dia das Mães deste ano. Os lojistas e shoppings preveem em crescimento de até 30% nas vendas em relação à data do ano passado, com apostas na taxa de crédito mais ampla, queda de desemprego e alta da renda da população. Os sete grandes shoppings da capital planejam investir R$ 3,2 milhões em marketing este ano. O comércio da capital estima faturar R$ 2,13 bilhões em maio, contra R$ 1,99 bilhão no mesmo mês de 2011.
“O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano e estamos com um conjuntura econômica melhor. Os juros estão em patamares menores e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi ampliada para a linha de eletrodomésticos e criada para os móveis, luminárias e lustres”, afirma Ana Paula Bastos, economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) espera que número superior a 50 milhões de pessoas circule pelos mais de 802 shoppings de todo o Brasil no fim de semana dos dias 11, 12 e 13 de maio. A Alshop fez pesquisa com mais de 50 varejistas de diversos segmentos e espera incremento de 8% nas vendas, na comparação com a data do ano passado. “Grande parte do sucesso do varejo nacional deve-se às mulheres. E os lojistas, conscientes do poder de compra desse público, utilizam-se de diversas ferramentas de incentivo”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
Os carros de luxo entraram na rodada de prêmios dos shoppings da capital. No Diamond Mall vai ser feito o sorteio de um Mercedes-Benz Classe C 180 a cada R$ 400 em compras. O shopping espera 10% de crescimento nas vendas. “Fizemos alterações no mix de produtos desde meados do ano passado. Estamos com 20 novas lojas, entre reforma e inaugurações”, afirma Flávia Louzada, gerente do Diamond.
O BH Shopping está mais otimista e espera crescimento de 17% nas vendas para o Dia das Mães deste ano. A expectativa do shopping, que vai sortear dois Jeeps Compass, é de que o gasto médio gire em torno de R$ 700 por cliente. “A pessoa vem comprar presente para a mãe e muitas vezes leva também para a sogra e a avó”, diz Durleno Rezende, superintendente do shopping.
No Boulevard Shopping, a campanha do Dia das Mães tem enfoque em moda. “O Boulevard Shopping vai premiar as mães com o que há de melhor da moda e luxo”, resume o gerente de marketing, Daniel Vieira. Ele estima crescimento em vendas e público de 30% em relação à data no ano passado. O movimento, segundo ele, deve se intensificar logo no início de maio, mês em que o shopping espera público médio diário de 25 mil pessoas durante a semana e 45 mil no final da semana. No sábado, véspera do Dia das Mães, o shopping espera público de 60 mil pessoas.
No Del Rey a expectativa é de aumento de vendas de 10% na comparação com a data do ano passado. “Estamos com cenário positivo, com menor inadimplência, menor desemprego e ganhos maiores. A redução do IPI ampliada para eletroeletrônicos acaba alavancando as vendas desse setor. O segmento de eletrodoméstico também deve crescer”, diz Fábio Amorim, gerente de marketing do Del Rey.