A Bolsa de Tóquio, no Japão, apresentou uma alta acentuada nesta quarta-feira. A redução das preocupações sobre a dívida da zona do euro estimulou os investidores. Já os fortes ganhos no setor de tecnologia dos EUA alavancaram as ações de congêneres japonesas e de fornecedores, como TDK e Advantest.
O Nikkei ganhou 202,55 pontos, ou 2,1%, e terminou aos 9.667,26 pontos, após cair 0,1% na sessão de terça-feira. O volume de negociações seguiu fraco, com 1,6 bilhão de ações.
O índice abriu em alta, depois de um bem sucedido leilão de títulos do Tesouro espanhol na terça-feira. Além disso, uma leitura mais forte do que o esperado dos dados alemães ZEW sustentou o otimismo sobre a zona do euro.
A notícia de que o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sua perspectiva para o crescimento econômico global de 2012 em 0,2 ponto porcentual, para 3,5%, também ajudou o sentimento do mercado.
Masayuki Doshida, analista de mercado sênior da Rakuten Securities, disse que o "sentimento positivo tomou o lugar do sentimento negativo da terça-feira", mas acrescentou que a direção do mercado ainda não está clara.
"Os participantes do mercado estão reconstruindo suas posições em ações que estiveram recentemente sobrevendidas, apesar das perspectivas positivas de ganhos", disse o operador de uma importante corretora japonesa, observando que essa tendência está especialmente evidente nos segmentos de semicondutores e de fabricantes de máquinas.