Policiais Federais do Distrito Federal fazem operação padrão no Aeroporto de Brasília para chamar atenção da sociedade e do governo. Segundo eles, no mês passado a média foi de três policiais mortos em serviço por dia. Essa mesma manifestação acontece em outros estados brasileiros.
O sindicato dos policiais federais do Distrito Federal (Sindipol/DF) promoveu um culto ecumênico em memória dos policiais mortos em serviço no último mês. Cerca de 100 policiais participam do evento. Até o momento a operação padrão não interferiu nos horários dos voos, segundo informações do sindicato e também da assessoria do aeroporto. Como o objetivo da categoria é chamar a atenção para os riscos da profissão, os policiais intensificaram as revistas às bagagens e a procura por drogas com cães farejadores.
Além disso eles pedem o aumento do efetivo no aeroporto, pois segundo o Sindipol, atualmente apenas quatro policiais atuam no local, quando o ideal seria no mínimo 50.
Nacional
Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, a categoria fará assembleia na próxima semana e não está descartada a possibilidade de greve.
A “operação-padrão” é uma reivindicação da corporação pelo aumento do efetivo. Hoje, atividades estratégicas estão sendo executadas por funcionários terceirizados. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol), o número de agentes trabalhando na imigração vai ser aumentado no período da operação para que não haja atrasos. A previsão é de que a fiscalização seja feita em, no máximo, quatro minutos para cada passageiro.