Bebida fermentada é o que não vai faltar na lista de compras dos brasileiros neste ano. Segundo pesquisa Pyxis Consumo, realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) os consumidores devem gastar, em 2012, R$ 5,57 bilhões com bebidas fermentadas, como cerveja, vinho e champanhe.
A maior parte destes gastos se concentra na classe B. Os integrantes deste grupo irão gastar cerca de R$ 2,54 bilhões com bebidas fermentadas. Em seguida, aparecem a classe C, com R$ 2,09 bilhões previstos, e a classe A, com R$ 670 milhões. Por outro lado a classe DE, são os que menos irão gastar com este tipo de bebidas. Entre eles o consumo de bebidas fermentadas será de R$ 270 milhões ao ano.
Considerando a participação no potencial de consumo, mais uma vez, a classe B se destaca. Seus integrantes, que somam 24,45% dos domicílios urbanos, representam 45,51% do total estimado em potencial de consumo. Na sequência, vêm a classe C, com 37,48% do potencial de consumo e 52,38% dos domicílios urbanos, e a classe A, com 12,11% do potencial de consumo e 2,6% dos domicílios em área urbana. Já a classe DE, que corresponde a 20,58% dos domicílios urbanos, detém apenas 4,91% do potencial de consumo de bebidas como cerveja e vinho.