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Estado de Minas

Cresce número de consumidores que quitam dívidas no comércio de BH

Melhora do cenário econômico e proximidade de datas comemorativas contribuem para que consumidor regularize dívidas, aponta a CDL


postado em 24/04/2012 10:12 / atualizado em 24/04/2012 10:23

O número de cancelamento de registros, que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), cresceu de 8,56% em março na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, além da melhora do cenário econômico, a proximidade de datas comemorativas também contribuiu para o aumento do cancelamento de registros. “Estas datas incentivam os consumidores a quitarem suas dívidas e terem oportunidade de restabelecerem o crédito”, afirmou.
 

Em março de 2012 registrou-se maior número de inadimplentes na faixa acima de R$ 250 (52,88%)(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A/Press)
Em março de 2012 registrou-se maior número de inadimplentes na faixa acima de R$ 250 (52,88%) (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A/Press)
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Mar.12/Mar.11) foi observado variação de +12,66% no número de cancelamento de registros. E no acumulado do ano o crescimento foi de 6,53%. “O aumento da disponibilidade do crédito também contribuiu para que um maior número de consumidores quitasse seus débitos junto ao SPC”, afirmou a economista da CDL/BH.
 
Em março, os consumidores do sexo masculino realizaram a maioria dos cancelamentos (50,53%) e os do sexo feminino foram responsáveis por 49,47% do total. Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos (22,89%) ocorreu com consumidores com idade de 50 a 64 anos, e a minoria (9,42%) entre 18 a 24 anos. Já os consumidores com idade entre 30 a 39 anos foram responsáveis por 22,74% dos cancelamentos, seguido das pessoas com idade entre 40 e 49 (21,63%), acima de 65 anos (13,72%) e de 25 a 29 anos (10%).

Tempo de inadimplência

No mês de março, 14,5% dos consumidores ficaram inadimplentes até 13 dias, seguido de 11,35% que não quitaram as dívidas em até 30 dias. Logo após estão: 12,25% dos consumidores (até 60 dias); 3% (até 90 dias); 2,91% (até 180 dias); 24,07% (até 360 dias); 27,57% (até dois anos); 2,35% (até três anos); 0,49% (até quatro anos); 1,47% (até cinco anos) e 0,03% das dívidas prescreveram. 

O número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou em março, na comparação com o mês imediatamente anterior, aumento de 8,8%. “Fevereiro é uma base fraca de comparação devido a comemoração de carnaval onde as pessoas destinam maiores recursos para viagens o que pode comprometer o orçamento, impactando em uma maior inadimplência em março”, explicou Ana Paula.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Mar.12/Mar.11) foi verificado queda de 2,02% no número de registros. No acumulado do ano a queda foi de 3,96%.  De acordo com a economista da CDL/BH o crescimento da renda e a queda do desemprego contribuíram para a queda nestas duas bases.

Perfil da inadimplência


Em março de 2012 registrou-se maior número de inadimplentes na faixa acima de R$ 250 (52,88%). “Este comportamento é resultado das facilidades de pagamento geradas pela expansão de crédito combinada com baixas taxas de juros, impulsionando o consumo da classe C principalmente quanto à aquisição de produtos de maior valor agregado. Além disso, pode-se considerar o IPI para linha branca, que permanece reduzido, como fator relevante para aumento do consumo, gerando aumento da inadimplência”, explicou a economista da CDL/BH.


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