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Estado de Minas

Joias e bijuterias nas passarelas do Minas Trend Preview

Vendas de peças brasileiras para outros países cresce 38% no 1º bimestre. Minas Trade Preview atrai estrangeiros


postado em 26/04/2012 06:00 / atualizado em 26/04/2012 08:38

As exportações brasileiras de bijuterias, gemas e joias estimuladas pela Agência Brasileira de promoção e Exportações e investimentos (Apex Brasil) cresceram 38% nos dois primeiros meses do ano, em comparação com igual período de 2011, atingindo US$ 635 milhões. Ao longo do ano passado, as vendas externas do segmento registraram expansão de 30%, alcançando R$ 3 bilhões. Os dados foram divulgados ontem pelo diretor de negócios da instituição, Rogério Bellini, na 10ª edição do Minas Trade Preview, que está em curso no Expominas, em Belo Horizonte, até sábado. Ontem, a Apex Brasil e o Instituto Brasileiro de Gemais, Joias e Metais Preciosos (IBGM) renovaram convênio editado há 14 anos para estimular as exportações do setor.

Acessórios e roupas da coleção primavera-verão estão nos estandes do Expominas (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Acessórios e roupas da coleção primavera-verão estão nos estandes do Expominas (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Entre 1998 e 2011, a exportação dos produtos folhados a ouro registrou avanço de 700%, a de joias 129% e a de bijuterias 124%, sempre estimuladas pelo projeto setorial IBGM-Apex Brasil. Mais de 300 organizações receberam o apoio das duas instituições nesse período. As exportações das empresas vinculadas ao projeto cresceram em média 8,2% ao ano entre 2005 e 2010, saindo de US$ 55 milhões para US$ 81,7 milhões e passando a representar 39% das exportações brasileiras do setor. “O segmento de gemas representou 70% do total exportado, com vendas externas de US$ 57,7 milhões em 2010 e crescimento médio de 9,1% ao ano entre 2005 e 2010”, aponta Bellini. De acordo com ele, o segmento que mais avança é o de produtos de design, que não dependem do câmbio para serem aceitos lá fora.

Nesta edição, o Minas Trend Preview espera receber 15 mil compradores de roupas, joias, bijuterias, bolsas e calçados, ante os 13 mil do evento realizado em novembro do ano passado. Entre eles estarão compradores de 15 países, que chega a Minas em busca de novidades. “O crescimento do evento é fruto do lançamento da coleção primavera-verão, que sempre tem mais apelo do que a de outono-inverno. Além disso, inauguramos a participação do segmento de roupa infantil, que atrai muitos compradores”, diz Sérgio Lourenço, superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Ao todo, 240 marcas estão exibindo parte de sua nova coleção no evento, 95 delas ligadas ao vestuário, 83 ao de bolsas e calçados, 44 de joias e bijuterias e 18 de moda infantil.

Veja as imagens dos desfiles do 1º dia

“Com o Minas Trend Preview, uma realização de sucesso há várias edições, procuramos dar um foco nos negócios, com objetivo de valorizar a indústria mineira. Como esse segmento está sempre associado ao glamour, esses dois lados se complementam. Com isso, a indústria do estado como um todo é valorizada.”, diz Olavo Machado Júnior, presidente da Fiemg. O objetivo dessa edição do evento é aumentar em 12% as vendas, em 20% a geração de negócios e em 18% o número de visitantes em relação à temporada anterior. Segundo Lourenço, o otimismo se deve ao aumento do mix de produtos oferecidos e ao resultado do trabalho de qualificação e acesso a matérias-primas diferenciadas promovido por Theresa Santos, nova curadora do Salão de Negócios do Minas Trend Preview, além da expectativa em torno do verão, a melhor estação para transações envolvendo o setor de moda do país.

Lourenço explica que a cada edição o Minas Trade Preview procura trazer lojistas de países diferentes. A intenção é ampliar o mercado da moda mineira no cenário internacional. “Teremos um total de 22 desfiles individuais, que representarão 18 marcas. Um deles ocorrerá na Praça da Liberdade e outro na Casa Bernardi.”


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