A União Europeia (UE) reiterou nesta sexta-feira sua confiança nas reformas realizadas pela Espanha para "cumprir com seus compromissos em 2012", depois que a agência de classificação americana Standard and Poors voltou a degradar a nota deste país.
"Reiteramos nossa confiança na determinação do governo espanhol para cumprir com seus compromissos em 2012", disse um porta-voz da Comissão Europeia em uma coletiva de imprensa, que se negou a comentar diretamente a decisão da agência de classificação.
"Destacamos que a Espanha empreendeu reformas para alcançar um crescimento sustentável", acrescentou.
O governo alemão também ressaltou sua confiança nas autoridades espanholas e disse que respeita as reformas que o governo de Mariano Rajoy implementou.
"O governo alemão confia no governo espanhol" e considera que as reformas iniciadas por Madri "merecem o respeito internacional", disse à imprensa Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel, negando-se a comentar diretamente a decisão da Standard and Poors.
"Não comentamos as decisões" das agências, disse Seibert à imprensa.
A agência S&P voltou a baixar na quinta-feira a nota de solvência financeira da Espanha em dois graus, de "A" para "BBB+", preocupada pela recessão que complica os objetivos fiscais do país.
O desemprego acaba de registrar um novo recorde, com 24,44% da população economicamente ativa, e 52% dos jovens, segundo números oficiais publicados nesta sexta-feira.
A economia espanhola também entrou em recessão após a queda do PIB de 0,4%, segundo dados ainda provisórios, no primeiro trimestre do ano, que se soma à contração de 0,3% nos últimos três meses de 2011.