O Banco Central da Austrália, (Reserve Bank of Australia, RBA, na sigla em inglês) reduziu sua taxa de juros em 50 pontos base, para 3,75%, nesta terça-feira, após uma reunião de política monetária no início do dia. O corte pelo RBA surpreendeu os mercados financeiros e foi o primeiro desde o relaxamento monetário aplicado em dezembro. Economistas esperavam um corte de 25 pontos base.
Este foi o maior movimento envolvendo as taxas de juros desde fevereiro de 2009, quando o RBA ainda gerenciava ao colapso na confiança global após a queda do Lehman Brothers. A redução acentuada na taxa de juros surgiu após sinais de que a economia havia recuado acentuadamente nos últimos meses em áreas fora dos setor de mineração, que está em expansão.
A inflação substancialmente moderada abriu caminho para que o RBA baixasse a taxa de juros. O BC da Austrália deve anunciar a queda da inflação e do crescimento econômico, em estimativas revisadas, em um relatório trimestral na sexta-feira.
A economia australiana tem sofrido com duas forças opostas. Um boom no setor de mineração tem atraído investimentos substanciais. Entretanto, o avanço do dólar australiano está prejudicando o desempenho de setores-chave como o da indústria e o turismo.