Permitir que a inflação fique acima da meta do BC pode não ser uma boa ideia, afirmou hoje o presidente do Federal Reserve (Fed o banco central dos EUA) de Atlanta Dennis Lockhart, que tem direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
Lockhart explicou que se opõe à deliberação do Fed de permitir alta da inflação como parte da redução do peso da dívida, como alguns acadêmicos acreditam ser eficaz. Lockhart disse que uma política desse tipo é altamente improvável considerando que o Fed adotou uma meta de 2% para a inflação este ano.
O banqueiro central também disse que o Fed tem algum espaço com a inflação e que ele precisa atingir sua meta de longo prazo, embora aceite desvios de curto prazo nesse objetivo. Mas acrescentou que a inflação em 3% ou mais alta o deixa "nervoso".
Em seus comentários, Lockhart disse que existem algumas diferenças entre as noções acadêmicas e o que o Fed pode fazer com seu balanço de pagamentos, versos o que ele pode garantir no mundo real.