O governo dos Estados Unidos se rendeu ao turista brasileiro e quer atrair cada vez mais viajantes ao país. Com isso, vai agilizar a emissão de vistos a brasileiros com uma nova estrutura dedicada à solicitação do documento. Na próxima segunda-feira, a embaixada norte-americana inaugura o primeiro Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, em Brasília. Com a nova unidade, a expectativa é dobrar a capacidade diária de atendimento.
Em Brasília, a capacidade atual máxima é 1.200 entrevistas por dia. Com a nova unidade, espera-se chegar a 2.500 atendimentos diários. No novo local, os solicitantes vão entregar os documentos e ter as digitais coletadas pelo sistema de informação biométrica. Brasileiros com visto norte-americano vencido há menos de 48 meses, menores de 15 anos e maiores de 66 anos estão isentos da entrevista.
Quem solicitar o visto pela primeira vez, com idade entre 16 e 65 anos, obrigatoriamente, vai passar pela entrevista, que ocorrerá na Embaixada dos Estados Unidos. Após a entrega dos documentos no centro de atendimento, já é possível agendar a entrevista.
Segundo o vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos, James Dowd, os novos postos de atendimento objetivam atender o aumento da demanda nos pedidos brasileiros. “Queríamos atender mais pessoas, mas não tínhamos espaço. Agora, a estimativa é aumentar bastante a capacidade de atendimento”, explicou.
Em Brasília, o tempo de espera deve ser inferior a uma semana. Outras unidades também serão inauguradas em Recife, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, na próxima segunda-feira. Na capital paulista, onde está a maior demanda, haverá dois centros de atendimento para que o pedido de solicitação de visto não ultrapasse 30 dias.
Dowd destacou também que a ida de brasileiros aos Estados Unidos tem ajudado a economia norte-americana. Segundo dados da embaixada, cada 65 vistos brasileiros autorizados equivalem a um emprego no país.
De janeiro a abril deste ano, 400.148 brasileiros obtiveram o visto para viajar aos Estados Unidos. Só em abril, 103.511 vistos foram processados. O número é 51% maior que o apurado no mesmo período de 2011. A média de solicitantes por dia foi 5.256. No ano passado, foram concedidos 945 mil vistos a brasileiros. Desde o dia 30 de abril, o valor da solicitação é US$ 160, o que equivale a R$ 306,29, pelo câmbio de ontem (2), segundo a tabela de conversão do Banco Central.